ST 1) Democracia e suas perspectivas
coord.: Arísio Fonseca; Dayse Gomes; Wagner Rezende
e-mail: st1.seminariocso@yahoo.com.br
Ementa: Tendo em vista a relevância que os debates acerca do tema Democracia têm experimentado no contexto das Ciências Sociais brasileiras, a importância que o referido tema oferece do ponto de vista político e social, e no intuito de oferecer perspectivas e esclarecimentos acerca da condução de uma sociedade que se pretende democrática, o objetivo deste Seminário Temático é promover o encontro e o diálogo de pesquisadores cujo foco de interesse e estudo é a democracia, tomada como sistema de organização político e social. Nesse sentido, busca-se selecionar e promover trabalhos, sejam reflexões teóricas ou esforços empíricos, cuja temática aborde as relações entre o Direito e a democracia, a Esquerda e a democracia e as perspectivas da democracia na atualidade.
ST 2) Teoria Política, República e Brasil: tradição e mudança
coord: Diogo Tourino; Fernando Perlato; Walace Faustino
e-mail: st2.seminariocso@yahoo.com.br
Ementa: O propósito do ST é refletir e jogar luz sobre a complexidade do processo de formação política e social do Brasil. Dar-se-á relevância às temáticas que versem sobre a dicotomia tradição e mudança no país ao longo de sua constituição e a sua importância para a caracterização da particularidade do caso brasileiro. Da mesma forma, contemplar-se-á pesquisas aprofundadas a versarem sobre as perspectivas do republicanismo desde sua formação até a sua posterior consolidação. Ademais, trabalhos a discorrerem com as infinitas temáticas essenciais ao debate sobre a Teoria Política também têm o seu lugar de destaque. Cabe ressaltar que o objetivo é, antes de qualquer coisa, sustentar diálogos proveitosos para a Ciências Sociais como um todo, mais que esgotar qualquer tema proposto.
ST 3) Pensamento social e constituição das sociedades latino-americanas
coord: Ana Cristina Costa; Gabriela Martins; Leonardo Andrada
e-mail: st3.seminariocso@yahoo.com.br
Ementa: O ST “Pensamento social e constituição das sociedades latino-americanas” pretende reunir trabalhos que versem sobre a formação política, intelectual e cultural da América Latina. Configuram-se objetos de debate: obras, autores específicos, movimentos intelectuais e escolas de pensamento. Ademais, espera-se que os trabalhos evidenciem e explorem seus termos metodológicos de forma a controlar suas contribuições e que promova o debate proposto.
ST 4) Modernização, mundo do trabalho e desigualdade social
coord: Camila Verri Marassi; Luiz Vicente Ribeiro; Marcela Paz; Paula Guedes; Tarcísio Éder
e-mail: st4.seminariocso@yahoo.com.br
Ementa: O seminário temático proposto tem por objetivo agregar estudos sobre o processo de modernização do Brasil, as relações do mundo do trabalho e a produção e reprodução da desigualdade em suas várias dimensões. Nesta perspectiva, torna-se possível a discussão acerca da relação entre as divisões sociais e a realidade do país, englobando estudos sobre as categorias de classe, raça, gênero, idade, educação e saúde. Em linhas gerais, o presente ST visa uma reflexão sobre abordagens voltadas para aspectos causais da realidade social, focalizando compreender os processos de intersecção e interação entre as distintas divisões sociais e seus efeitos sobre os processos de desenvolvimento e estratificação social.
ST 5) Teoria Social e Filosofia Política
coord.: Henrique Queiroz; Rodrigo Chaves de Mello; Rubem Barboza
e-mail: st5.seminariocso@yahoo.com.br
Ementa: O presente grupo de trabalho tem por objetivo acolher em seu interior discussões que, partindo da articulação entre teoria social e filosofia política, contemplem reflexões sobre temas centrais das ciências sociais, tais como republicanismo, tradição democrática e horizontes políticos normativos. Acreditamos que a articulação entre estes dois campos possa a ambos oxigenar, possibilitando então novas visadas sobre a dimensão do político.
ST 6) Antropologia:corpo, poder e socialidades
coord.: Aline Nery; Bárbara Duarte; Carlos Procópio
e-mail: st6.seminariocso@yahoo.com.br
Ementa: O interesse desse ST é receber contribuições que centram-se na análise e na busca da compreensão dos processos de intercâmbio nos quais se negociam as fronteiras culturais e, conseqüentemente, os significados. Entende-se essa negociação como um processo complexo e criativo, que inclui a dinâmica de interpretação e de reinterpretação dos discursos e das práticas. Receberemos colaborações que visam discutir a produção dessas negociações a partir de experimentos "etnográficos" que abordam as distintas dimensões dos temas: a) corpo e saúde; b) participação política, mediação de conflitos e produção de formas de poder c) cidades, festas e representações sociais; e) Imagens, imaginário e construções simbólicas ; f) Diversidade cultural, memória e identidade.